10/03/2018

Pintar ovos com tintas naturais



Sem grande dificuldade, e usando ingredientes naturais,  é possível criar uma atividade gira. Precisamos apenas de ovos,  folhinhas de ervas, elásticos ou fio e collants finas.
Como corantes naturais usamos açafrão em pó, couve-rouxa e casca de cebola. Esta última não resultou muito bem, porque a cor natural da casca dos nossos ovos já era próxima à cor da casca de cebola. Neste caso, resulta bem, quando são ovos mais claros. 

As crianças adoram colher flores e folhas. Essa é a primeira tarefa.

Para preparar os ovos, colocamos as folhinhas a gosto. Para as folhas se colarem à casca do ovo, é melhor deitar uma pequena gota de água com um pincel. Cortar a meia para fazer uma espécie de saquinho (como se vê na última imagem)  e embrulhar o ovo. Tem que se ter alguma delicadeza e paciência, porque as folhas podem sair.

Numa panela, leva-se ao lume as cascas da cebola com água e sal. O mesmo processo para a couve-rouxa (usei uma couve com 1kg aproximadamente). Outra panela com açafrão, e como queria uma cor intensa juntei 3 colheres de sopa de açafrão. 

Levar as panelas ao lume. Neste momento juntei os ovos a cozer, mas pode-se cozer os ovos à parte e colocar nos corantes depois. 
Libertar ao lume as cores, por 12 minutos. Retirar e deixar arrefecer um pouco. Coar a água das cascas,  e de seguida deitar 2 colheres de sopa de vinagre.  

Deixar os ovos em cada corante durante algum tempo. A tonalidade das cores finais, varia de acordo com a cor da casca, e com o tempo em que os ovos permanecem dentro do  recipiente do corante.

Esta atividade envolve vários passos e muita perícia. Todo o processo é rico de aprendizagem. No final, ver as cores que resultaram e os feitios das folhas, é lindo! 





0 comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Print

Print Friendly and PDF