05/03/2018

Os Ovos | Vida Prática




cuidado com os ovos, não os partas…
não faças omelete…

Quer seja a pegar, a partir, a descascar ou a cortar um qualquer alimento é necessária muita atenção e delicadeza. A criança usa os olhos para focar a atenção e as mãos para executar a tarefa.

Os exercícios da vida prática envolvem várias habilidades:
  • desenvolvimento da motricidade fina
  • coordenação olho-mão
  • capacidade de controlar a pressão exercida
  • destreza manual
  • velocidade e o controle dos movimentos

Numa primeira decisão, evitamos que a criança pegue nos ovos. Estes são muito frágeis e partem-se com facilidade. Mas, por este motivo, é que poderíamos deixar as crianças pegar nos ovos.

A característica que mais observo neste trabalho é a delicadeza. O facto de ser um alimento tão sensível, faz com que a criança interiorize essa necessidade de ter cuidado, de pegar com delicadeza e de se concentrar nesse movimento.
Nas primeiras vezes, a criança vai partir alguns ovos, até o seu próprio controle de erro interior, começar a definir os ajustamentos que precisa de fazer.
Devido às diferentes texturas, camadas, estado líquido e sólido, a criança utiliza os sentidos e vai reconhecendo os diferentes elementos, tornando-se uma atividade sensorial intensa.


É lindo dar a oportunidade e abrandar o ritmo (do adulto) para simplesmente observar o momento e a mestria da criança.


Na cozinha temos muitas oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem - sentidos, linguagem, cultura, história, geografia, matemática, ciência - que de forma indireta potenciam a aprendizagem global.

0 comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Print

Print Friendly and PDF