23/01/2016

Ciclo de Vida do Sapo - Explicado às crianças


Esta atividade é muito interessante para as crianças, especialmente aquelas mais curiosas sobre a vida animal e o ambiente. Ás vezes, basta terem encontrado um sapo, uma rã ou ver pequenos girinos na água, para começarem a querer saber mais.  Ou até pela visualização de um desenho animado ou de um filme. A partir do seu interesse podemos apresentar-lhes esta proposta de atividade. Não é úma atividade tão espontânea como observar um sapo ou uma rã num pequeno riacho, mas é certamente uma boa forma de abordar o assunto e conversar sobre a biodiversidade.
Estes materiais são muito interessantes e as crianças habitualmente gostam de fazer corresponder os pequenos objectos do ciclo de vida aos cartões das imagens.
É difícil assistir ao incrível processo de metamorfose do sapo, em tempo real, por isso compreendê-lo desta forma é também muito enriquecedor.



Colocas os objectos num pequeno cesto e os cartões noutro. A criança dispõe os cartões sobre o tabuleiro/mesa/tapete e coloca os objectos correspondentes por cima. O adulto diz o nome do objecto. Vamos observando com calma a sua interacção. Depois, podemos pedir que nos dê/mostre o objecto: por exemplo, "onde está girino?" E assim vamos alargando e trabalhando o vocabulário da criança. 
Para saberes mais sobre como preparar atividades inspiradas em Montessori lê este texto.
Em simultâneo, exploramos um livro com imagens reais de rãs, que já tinhamos na nossa colecção de livros de imagens reais de animais.


A miúda pede com frequência para assistir a vídeos sobre os temas que vamos abordando nestas atividades. O que encontrei no youtube mais engraçado foi este (em inglês).



De acordo com os interesses da criança e da vossa imaginação, podem acrescentar sobre este tema, atividades de pintura, corte e colagem ou outras manualidades.

Neste caso,  utilizamos o cartão de controle de erro dos cartões de 3 partes, mas se for uma criança que já saiba ler, podes usar o processo dos cartões nomenclatura completo, como explico aqui.

Podes fazer o download das imagens no fim desta página. Nos cartões das fotos imprimi com a identificação de rã (de acordo com o livro), mas os cartões para download estão identificados como sapo.

Curiosidades
Também eu aprendo muito ao preparar estas atividades. Fiquei a saber que este processo de metamorfose do sapo dura cerca de 16 semanas! E que os sapos se distinguem das rãs pelas membranas interdigitais pouco desenvolvidas e pela pele mais seca e rugosa. As rãs geralmente vivem em ambiente mais seco. (Talvez da próxima vez que vir alguma, consiga distinguir! ;) )









4 comentários:

  1. Diana onde arranja os ovinhos, girinos, rãs, etc? Queria muito fazer o da borboleta e do passarinho com o meu filho, mas não consigo encontrar os objectos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!
      Este conjunto ainda consegui encontrar na Imaginarium. Mas acho que entretanto deixaram de vender. No Amazon encontras por Safari Tubes.Tem vários conjuntos.

      Eliminar
  2. Oi, Diana. Bom dia! Estou procurando por esse kit. Só consigo encontrar no Amazon, mas com taxas e frete o preço fica muito alto. Faz muito tempo que encontrou na Imaginarium? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Day Morais!
      Obrigada pela sua mensagem.
      Sim, já comprei há bastante tempo. O Amazon cobra bastante pelo frete o que é uma pena mesmo! Mas tente perguntar numa loja Imaginarium se vão voltar a vender. É um material tão interessante!
      Um beijinho

      Eliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Print

Print Friendly and PDF