Fui desafiada pela
Diana a escrever sobre o Método Montessori dos 6 aos 12 anos, uma vez que o
Blog irá entrar nesta nova fase. Considerei pertinente abordar as principais
diferenças em relação à fase anterior dos 0 aos 6 anos, pois assim será
possível compreender o que vai mudar no comportamento da criança e o que
podemos nós, adultos, fazer para a ajudar a seguir o seu percurso da melhor
forma possível.
✓ Planos
de Desenvolvimento
Maria Montessori
através da observação, verificou que existem quatro planos de desenvolvimento:
1.º Plano
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2.º Plano
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3.º Plano
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4.º Plano
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0-6 anos
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6-12 anos
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12-18 anos
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18-24 anos
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“Em cada período redescobrimos um ser em
crescimento, o qual apresenta características muito diferentes das suas etapas
precedentes”
Maria
Montessori
Da Infância à Adolescência
✓ Diferenças entre o 1.º
Plano e o 2.º Plano
Mente
Até aos 6 anos, a
criança tem uma mente absorvente, ou
seja, absorve todos os elementos do seu ambiente. A partir dessa idade, começa
a ter uma mente racional. Interessa-se
em compreender o mundo e em conhecer o Universo. Questiona o como e o porquê
das coisas, nascendo a consciência da causa/efeito.
Trabalho
Até aos 6 anos, a
criança tem tendência a trabalhar individualmente,
enquanto a partir dessa idade, trabalha em grupo. Desenvolve o seu ser social e a sua atenção está em como
funciona a sociedade, por isso junta-se em grupos e inventa as suas próprias
regras e códigos para praticar o que é uma sociedade.
Conhecimento
Antes do 6 anos, a
criança descobre o seu pequeno mundo.
Os exercícios de vida prática ajudam-na a ganhar a sua independência. A partir
dessa idade, a criança precisa de conhecer o Universo. O sensorial dá lugar ao abstrato e o espaço que antes era
suficiente ao seu desenvolvimento torna-se limitado às experiências sociais que
ele necessita, sendo por isso fundamental que faça saídas ao exterior.
Auto-Construção
Até aos 6 anos, a
criança constrói-se a si mesma,
descobrindo as suas habilidades físicas (manipulação de objetos, correr,
saltar, erguer-se, etc.). A partir dessa idade constrói o seu Ser moral. Começa a perceber o sentido
de justiça, a distinguir o bem e o mal, tornando-se cada vez mais um Ser
consciente.
Imaginação
Até aos 6 anos, o
que a criança imagina é uma representação de algo que já viu antes - imaginação reprodutiva. Após essa
idade, a sua imaginação torna-se criativa,
fazendo ela própria as suas representações, mesmo que nunca as tenha visto.
Resumo
0-6 anos
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6-12 anos
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Mente absorvente
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Mente racional
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Trabalho individual
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Trabalho em grupo
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“Dar o pequeno Mundo”
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“Dar o Universo”
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Construção do Indivíduo
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Construção do Ser Moral
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Imaginação Reprodutiva
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Imaginação criativa
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“Ajuda-me a fazer por mim mesmo”
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“Ajuda-me a pensar por mim mesmo”
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Vida prática
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Saídas
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“Assim como é necessário ajudar o bebé a dar
os seus primeiros passos, também é necessário ajudar a criança a dar os seus
primeiros passos no mundo da abstração.”
Maria
Montessori
Da Infância à Adolescência
O
Papel do Adulto
Ao conhecer as
características das crianças nos Planos em que se encontram, conseguimos
compreendê-las e ajudá-las a encontrar e satisfazer os seus interesses. Muitas
das barreiras que existem surgem pela falta de sensibilidade e conhecimento por
parte do adulto, daí o Método de Maria Montessori referir que é muito
importante o Adulto Preparado. Destaco algumas atitudes que o adulto pode
tomar:
❥
Permitir que as crianças trabalhem em grupo - é bom
sinal e é normal que haja muito ruído e barulho!
❥ Permitir que a criança aumente o seu campo de ação e
que tenha experiências diretas com a vida em sociedade, levando a criança a
conhecer o mundo fora de casa/sala de aula.
❥
Apelar à imaginação da criança, dando imagens com pouca
informação e muito simples, para não a influenciar. Contrariamente ao que
normalmente se faz, dando imagens cheias de conteúdo que limitam a sua
possibilidade criativa.
❥ Criar em conjunto com a criança as regras de casa e da
escola, estabelecendo limites e consequências muito claras e lógicas.
❥
Educar pelo exemplo.
Se neste período a
mente não conseguir satisfazer as suas necessidades vitais nos momentos
propícios, será mais difícil fazer essas mesmas aquisições mais tarde. A mente
da criança é como um solo fértil que acolhe o que mais tarde germinará.
“Ajuda-me a pensar por mim mesmo.”
Maria
Montessori
Super interessante. Obrigada🤗
ResponderEliminarObrigada pela seu comentário e visita ao blogue. Um abraço, Diana
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