- Mãe, quero isto!
- Mãe, quero esta
boneca!
- Mãe, quero este carrinho!
Muito habitual, não é? Quantas vezes ouvimos isto em frente a
uma montra, no supermercado ou numa loja. A seguir a este pedido/quase ordem,
segue-se a negociação. Qual negociação? Aquela em que a resposta é não? Assim
deixa de ser negociação. Aquela em que a resposta é amanhã pensamos nisso? Não
existe amanhã para a criança. Aquela em que se te portares bem, o Pai Natal dá?
Aquela em que se comeres a sopa toda, a mãe dá?
Pois! É difícil sim. A maior parte das vezes, as crianças não tem noção do dinheiro, do
quanto custa. Mas inventar desculpas,
sem pensarmos na melhor forma de elucidar as crianças, não estaremos certamente
a resolver nada.
Então, como podemos falar de dinheiro com os nossos filhos mais novos? Como ir
incutindo o valor do dinheiro, do trabalho e da poupança? Como lhes dar a
conhecer o dinheiro?
Acredito que com muita brincadeira, e que desde cedo podemos ajudá-los a
ajudar-nos. Como assim, ajudar-nos? Aqui a questão é que ao investirmos tempo
nesta temática e nestas actividades
que te vou propor, eles vão aprendendo sobre o assunto. Dessa forma,
ajudam-nos a torna-los pessoas conscientes no uso do seu dinheiro. E por
etapas, cada vez mais desafiantes as crianças vão conquistando as suas habilidades
na gestão do seu dinheiro, dinheiro de bolso ou mesadas.
O que quero propor-te neste post
são actividades simples, mais uma vez inspiradas no método Montessori, que
muito me tem ajudado.
1 - Inserir
moedas no mealheiro
Este
movimento tão simples, por si só é um excelente exercício de coordenação motora
fina.
E sempre que insere a moeda, dizer o valor em questão.
Assim, vai
reconhecendo a moeda e o seu valor.
2 - Mergulhar algumas moedas numa solução de vinagre e sal.
Deixar na solução por 15m. Retirar com um pinça. Polir com um cotonete.
3 - Montar uma mercearia com a respectiva caixa registadora.
Etiquetar os produtos com os preços.
Utlizar as notas (dos cartões de correspondência ) e moedas.
Simular uma ida ás compras.
4 - Criar pequenas caixas ou potes com imagens das notas.
Corresponder as notas ás caixas.
5- Usar os
cartões de 3 partes para fazer a correspondência com as notas.
Para imprimires as as imagens e criares os cartões, faz download no fim do post.
6 - Iniciar o sistema de poupança com envelopes.
De acordo com as vossas prioridades/objectivos, decorar envelopes e identificar como poupança para livros, viagens...
7 - Poupar em família com o Desafio das 52 semanas.
Com um frasco de cereais ou outro qualquer pote, ir juntando os valores correspondentes a cada semana e ver crescer a poupança. Podem decorar o frasco de forma criativa também.
Á medida que as
crianças sentem o nosso interesse genuíno em falar-lhes sobre este assunto,
mais elas vão querer colaborar. E dessa forma nas situações reais, do
dia-a-dia, a ida á padaria, ao supermercado são momentos excelentes de
aprendizagem. Podem efetuar os pagamentos, receber o troco e guardar no seu porta-moedas.
Nestes momentos preciosos, as crianças vão sendo cada vez mais capazes de
interagir de forma positiva e responsável.
Para imprimir os cartões de 3 partes e usar nas actividades, faz download na seta.
Para saberes mais sobre como criar este tipo de material lê o este texto explicativo
Ideias excelentes! Gosto em particular da ideia dos envelopes.
ResponderEliminarOlá Fitadevies!
ResponderEliminarOs envelopes são fantásticos!