"The first aim of the prepared environment is, as far as it is possible, to render the growing child independent of the adult"
in The Secret of Childhood
Esta é uma das citações que bem define o método Montessori. Permitir que a criança se vá tornando cada vez mais autónoma é a ideia chave quando preparamos as atividades de desenvolvimento da criança.
Quando estou a planear e a organizar qualquer atividade "lúdica" tenho sempre em foco as seguintes ideias-chave:
A apresentação do material ou da atividade é sempre feita através de demonstração calma e segura. Devemos usar o menor número de palavras possíveis. A criança precisa de se focar no material e não nas nossas palavras.
A criança tem o seu próprio ritmo. Respeitar. Nem sempre a criança consegue desenvolver a atividade a 100%, especialmente das primeiras vezes. Se não conseguiu ou não mostrou interesse, não tem importância. Jamais forçar a realização da atividade.
Observar, observar... Interferir o mínimo. Para a criança não interessa o fim, mas sim o processo. Por isso o conceito de perfeição ou resultado final é muito alargado e vai mudando consoante a idade.
É habitual organizar os materiais em tabuleiros. Primeiro, para organizar tudo o que é necessário e dessa forma evitar movimentos e distrações em busca do que falta. Segundo, porque fica tudo preparado na estante de atividades, permanecendo disponível para a criança. Terceiro, fica tudo arrumado no final, no sítio indicado.
Na hora de preparar os materiais, estas regras básicas, são uma grande ajuda. Á medida que vamos observando, cada vez mais conhecemos melhor a criança e dessa forma cresce a empatia pelas suas necessidades de desenvolvimento. Melhora também, o respeito pelo seu tempo, o respeito pela sua personalidade.
0 comentários:
Enviar um comentário