03/12/2015

O Método Montessori como inspiração para preparar atividades



"The first aim of the prepared environment is, as far as it is possible, to render the growing child independent of the adult" 

in The Secret of Childhood

Esta é uma das citações que bem define o método Montessori. Permitir que a criança se vá tornando cada vez mais autónoma é a ideia chave quando preparamos as atividades de desenvolvimento da criança.

Quando estou a planear e a organizar qualquer atividade "lúdica" tenho sempre em foco as seguintes ideias-chave:




A apresentação do material ou da atividade é sempre feita através de demonstração calma e segura. Devemos usar o menor número de palavras possíveis. A criança precisa de se focar no material e não nas nossas palavras.



A criança tem o seu próprio ritmo. Respeitar. Nem sempre a criança consegue desenvolver a atividade a 100%, especialmente das primeiras vezes. Se não conseguiu ou não mostrou interesse, não tem importância. Jamais forçar a realização da atividade.







Observar, observar... Interferir o mínimo. Para a criança não interessa o fim, mas sim o processo. Por isso o conceito de perfeição ou resultado final é muito alargado e vai mudando consoante a idade.



É habitual organizar os materiais em tabuleiros. Primeiro, para organizar tudo o que é necessário e dessa forma evitar movimentos e distrações em busca do que falta. Segundo, porque fica tudo preparado na estante de atividades, permanecendo disponível para a criança. Terceiro, fica tudo arrumado no final, no sítio indicado.






Na hora de preparar os materiais, estas regras básicas, são uma grande ajuda. Á medida que vamos observando, cada vez mais conhecemos melhor a criança e dessa forma cresce a empatia pelas suas necessidades de desenvolvimento. Melhora também, o respeito pelo seu tempo, o respeito pela sua personalidade.





0 comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Print

Print Friendly and PDF