12/12/2018

Em Balanço




Estamos quase a chegar ao final do ano e como devem ter reparado, o último texto do blogue, data de Julho. Na verdade, desde então, tive um bloqueio criativo. Com a mudança de ciclo de aprendizagem, senti muita dificuldade em organizar as ideias e em implementar novos saberes. Integrar montessori nesta nova fase, tem sido complexo e por isso achei melhor abrandar. Tenho aproveitado para observar e redefinir a forma, como quero aplicar esta escolha em casa. 

Confesso que, tinha  uma certa esperança que não fosse mais necessário dar este apoio em casa. Sim, é verdade. Uma parte de mim, desejava isso. Porquê? Porque eu queria acreditar, uma vez mais, que o circuito de aprendizagem formal oferecesse respostas.
A cada dia me questiono, sobre o caminho que estamos a percorrer. Se por um lado eu desejava “abandonar” montessori em casa, por outro lado compreendi que isso significaria não expandir as possibilidades de aprendizagem. Ficaríamos pelo que sempre se fez.

É como sabermos que existe comida deliciosa por toda a parte, mas aprendermos apenas a cozinhar arroz e massa. É como sabermos que existem árvores de várias espécies, mas definirem que só três é que valem a pena serem estudadas.

Depois deste embate e da tomada de consciência, decidi continuar. Não sei bem como fazer.
Tenho de estudar mais e criar os momentos apropriados para colocar em prática. Já não são necessários os tabuleiros de atividades, porque a autonomia é maior e também o poder de escolha. Vou dedicar-me às Grandes Lições e ver como encaixo isso na vida familiar e que materiais posso utilizar. Sinto que 2019 vai ser um ano exigente!
O que me dá força, é que seis anos depois, vejo os resultados. Os que não eram imediatos.
  


Quando comprei os cilindros, francamente pensei: isto é giro, mas não estou a ver… se vai valer … ainda por cima, caro… Hesitei e demorei a comprar.
Passado todo este tempo é que percebi a dinâmica deste material e a sua influência. A vida é surpreendente!

Este espaço está em balanço de final do ano. Espero ganhar confiança para continuar o trajeto de amor por aprender.

Estou grata por todas as mensagens de apoio e de carinho. É lindo ver a comunidade taquid a crescer. É fantástico saber que este espaço é fonte de inspiração. É maravilhoso poder contribuir para um diálogo, mais amoroso sobre a infância. 

A tentar encontrar um caminho com mais sentido e mais paz, acabei por vos encontrar.

Desejo-vos um Feliz Natal e um Excelente 2019. 

Beijinhos,
Diana

PS: Ali ao lado direito, tem um espaço que diz: Subscrever Newsletter. Subscrevam, sim?

2 comentários:

  1. É sempre tão bom ler o que escreves . Para mim és uma fonte segura. Uma fonte de inspiração ! Sobre a tua reflexão, muitas vezes a grande dificuldade está olhar para nós próprios da mesma forma que observamos as crianças. Assim é nos possível avaliar o nosso desenvolvimento. Conhecer a nossa trajectória na busca de um aperfeiçoamento para assim podermos auxiliar da melhor forma a construção do Homem de amanhã . Quando maior o desafio melhor será recompensa.��
    Montessori não é se trata só de um sistema educacional é sem dúvida uma grande filosofia e lição para a vida

    Um grande abraço ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Muito grata pelas tuas palavras. Estou emocionada com o teu apoio. Bjs, Diana

      Eliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Print

Print Friendly and PDF