A Tânia Correia do blog 3m's tinha uma dúvida: "Ouvimos falar sobre este método, por vezes tentamos aplicar algumas actividades que vemos aqui ou acolá, no entanto poucos são os que conhecem verdadeiramente o que lhe está subjacente. Não me faz sentido aplicar algo só porque me dizem que é “giro e bom”, importa perceber quais são os seus princípios/linhas orientadoras...". Esta questão faz muito sentido, porque recebemos muita informação sobre atividades e ficamos confusas. Afinal, como nos podemos inspirar no método montessori para organizar atividades? Escrevi um texto para o blog 3m's, na tentativa de esclarecer esta questão. Partilho aqui também:
"The
first aim of the prepared environment is, as far as it is possible, to render
the growing child independent of the adult" The Secret of Childhood, Maria Montessori
A educação Montessori está orientada para despertar o interesse e
permitir à criança uma aprendizagem significativa. É um sistema baseado na
escolha de algo em que a criança demonstra interesse. Este interesse natural
conduz a uma motivação interior que desenvolve a atenção e a concentração.
A autonomia da criança é a chave para a sua escolha livre. Esta liberdade
de escolher o seu próprio trabalho atende à necessidade e à vontade da criança.
Para quem está a iniciar os estudos ou a aplicação do método, pode
sentir-se confuso sobre como organizar os materiais e as atividades. Quando planeamos
e organizamos materiais (num ambiente preparado) ou atividades, devemos sempre
pensar em algumas caraterísticas:
- Sentidos. Os sentidos são agentes de absorção de conceitos. A
aprendizagem sensorial assume muita importância em todo o método.
- Ritmo. A criança tem o seu próprio ritmo. Respeitar. Nem sempre a criança
consegue desenvolver a atividade a 100%, especialmente das primeiras vezes. Se
não conseguiu ou não mostrou interesse, não tem importância.
- Mãos. O órgão que está ao serviço da mente é a mão.
- Erro. Em caso de erro o material deve dar essa resposta, deve
ter controle de erro.
- Silêncio. A criança precisa de se focar no material e não nas
nossas palavras. Devemos usar o menor número de palavras possíveis
- Organização. É habitual organizar os materiais em tabuleiros.
Primeiro, para organizar tudo o que é necessário e dessa forma evitar movimentos e
distrações em busca do que falta. Segundo, porque fica tudo preparado na
estante de atividades, permanecendo disponível para a criança. Terceiro, fica
tudo arrumado no final, no sítio indicado.
- Real. Dentro do possível oferecer à criança materiais e
atividades com elementos reais ou naturais. O trabalho torna-se muito mais
rico.
- Beleza. O Belo inspira o interesse. Objetos e atividades que
encantem a criança tornam-se mais atrativos.
Na hora de preparar os
materiais, estas regras básicas, são uma grande ajuda. É essencial observar
muito bem. Com a observação conhecemos cada vez melhor a criança e dessa forma
cresce a empatia pelas suas necessidades de desenvolvimento. Melhora também, o
respeito pelo seu tempo, o respeito pela sua personalidade.
Para a criança não
interessa o fim, mas sim o processo. Por isso o conceito de resultado final é
muito alargado e vai mudando consoante a idade. Quando a criança trabalha de
forma concentrada nas atividades, sente uma grande satisfação. Este sentimento de conquista conduz a criança
numa aprendizagem de descoberta.
Talvez esta informação ajude na hora de escolher e preparar uma atividade.
Espreita o blog 3m's, um cantinho cheio de amor!
Vou espreitar!
ResponderEliminar