04/07/2016

Mousse de Chocolate e Gelado de Frutos Vermelhos com AQUAFABA



Há criações geniais! Fazer uma mousse de chocolate sem grandes complicações é fantástico! Com apenas dois ingredientes faz-se uma mousse de chocolate cremosa e deliciosa. 
Quando vi o vídeo desta receita - uau! fiquei ... sem palavras e passei a sonhar com o momento em que a iria saborear! Li também o post do blog Made by Choices, que para além desta, partilha outras receitas maravilhosas.

O "ingrediente secreto" da receita da mousse e também da receita do gelado, é a Aquafaba. Que nada mais é, do que a água de cozer o grão. Sim, isso mesmo! 

Coloca-se o grão-de-bico a demolhar.


Depois de cozer o grão, reserva-se a água da cozedura.


Depois de arrefecer a água, bate-se com a varinha tipo "claras em castelo"!!


Seguem-se os passos do vídeo: derreter o chocolate e depois envolver as "claras em castelo" no chocolate. Levar ao frigorífico e já está!



Aproveitei a água de cozer o grão para fazer uma outra experiência: gelado. Tinha visto alguns comentários na internet que a aquafaba diminuía os cristais de gelo que se formam nos gelados caseiros. Decidi então experimentar.  

Antes de iniciar o gelado propriamente dito, coloquei 6 tâmaras de molho por 20 minutos. Depois desse tempo foram ao liquidificador com um pouco de água. Esta espécie de pasta, será o adoçante a juntar ao gelado.

No processador de alimentos, deitei banana congelada e frutos vermelhos congelados (quantidades a olho!) e deixei bater bem até formar um creme. Juntei as tâmaras. Acrescentei a nata do coco, ou seja a parte mais espessa. Para isto, coloquei a lata do leite de coco no frigorífico e assim na parte superior forma-se uma nata mais densa.
Depois de obter um creme denso e cremoso, envolvi delicadamente as tais "claras em castelo". Fui colocando aos poucos, até achar que não estava a ficar muito líquido. Levei ao congelador e passado 30 minutos, mexi o gelado, também para evitar a formação dos cristais de gelo.

Passado 1 a 2 horas estava pronto a comer. O resultado? Muito bom! O sabor estava óptimo e a cremosidade bem razoável (para gelado caseiro)! E muito menos cristais de gelo do que o habitual. 

Assim temos um gelado delicioso sem aditivos, conservantes e corantes. Irei repetir a experiência, mas com gelado de chocolate. 



Espero que gostem!


0 comentários:

Enviar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Print

Print Friendly and PDF