Quando observamos e seguimos os interesses da criança, conseguimos perceber quando ela demonstra curiosidade pelas letras. E a partir daí é aberta uma janela de oportunidade. A partir desse momento, com calma, podemos apresentar atividades de acordo com essa vontade de descoberta.
No método Montessori, na introdução ás letras, não se segue a ordem do alfabeto A, B, C. Segue-se sim, a ordem de interesse da criança. Por exemplo, cá em casa abordamos o C, o D, o J e o P - são as iniciais nos nossos nomes e P refere-se a P de Papá!
Outro princípio é a importância dada ao som da letra. As letras são introduzidas pelos seus sons fonéticos. Depois, quando a criança já está mais preparada aprofunda-se os símbolos das letras.
Mas tudo isto deve ser feito com muita criatividade e sem pressas nem pressão sobre a criança.
Nas sugestões que apresento neste post, utilizo diversos tipos de materiais. Não são especificamente Montessori, mas sigo os seus princípios.
|
Com puzzles de espuma, preenche-se a letra em falta. |
|
Estes cortadores são de bolachas, é melhor se tiver apropriados para plasticina. |
|
Utilizar objectos que a criança goste e corresponder a letra. |
|
Este jogo era meu! E agora passou para ela! Love! |
|
Encontrar as letras entre os feijões e colocá-los no seu lugar. |
|
Desenhar as letras e colar stickers por cima, respeitando as cores. |
|
Usar stencils de letras sobre a mesa de luz. Colocar uma folha e desenhar/pintar as letras. |
Continurei a desenvolver mais atividades e a publicar.
0 comentários:
Enviar um comentário