14/10/2015

Montessori Madness | Livro



Este livro é escrito por um pai, que escolheu uma escola com o método Montessori para os seus filhos. Trevor Eissler, pai de três crianças, conta a sua experiência e tenta demonstrar as razões porque todos os pais deveriam seguir a mesma escolha. Não é um livro com definições ou conceitos sobre Montessori ou com explicações de como aplicar o método.O principal objectivo do livro é convencer os pais a observarem uma sala Montessori em acção e comparar com um sala de aula tradicional. Uma das diferenças que aponta é o estado de concentração numa sala Montessori versus o estado de ocupados de uma sala tradicional. 
O livro está dividido em vinte e dois capítulos. O primeiro capítulo é mais pessoal, onde o autor expõe como foi o nascimento dos seus filhos. No segundo capítulo inicia a jornada em busca de uma opção escolar, chegando a considerar o ensino doméstico, até que uma amiga apresentou a opção Montessori. A partir desse ponto, os capítulo s seguintes abordam as temáticas dos períodos sensitivos, a mente absorvente, o ambiente preparado, a recompensa e o castigo, a concentração, a disciplina e  o controle do erro. Em cada capítulo vai contando exemplos que observou na sala Montessori.


Trevor também publicou um vídeo que acompanha as suas motivações - mostrar como funciona uma sala Montessori e tentar convencer os pais que este é o melhor "método de ensino".




Em conclusão, é um livro escrito por um pai para pais. É o testemunho de um pai sobre a sua escolha. Quem procura uma alternativa, uma abordagem diferente para a educação dos dos filhos, ou conhecer um pouco mais Montessori, este livro pode ser uma ajuda inicial.



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá!Obrigada pelo seu comentário. Sim, é interessante para quem está no início da jornada com Montessori. É o testemunho de um pai sobre a sua escolha e isso pode ajudar quem procura mais informação sobre este tema.

      Eliminar
  2. Olá!Obrigada pelo seu comentário. Sim, é interessante para quem está no início da jornada com Montessori. É o testemunho de um pai sobre a sua escolha e isso pode ajudar quem procura mais informação sobre este tema.

    ResponderEliminar

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Print

Print Friendly and PDF